Em seu antigo show solo, Danilo Gentili fazia uma piada em que ele ouvia uma pessoa falando sobre ele: "não é que eu acho que o Danilo é um merda. Eu acho que se a merda cagasse, seria o Danilo". Vou usar essa piada para ilustrar o sentimento que as pessoas transmitem sobre a minha profissão de bailarina. Quer dizer, a pessoa pergunta "como vão as coisas?" mas na verdade ela não tá interessada! Você começa a contar sobre a sua vida e a pessoa fica te olhando com aquela cara de paisagem, e o que ela realmente tá pensando é "não é que ser bailarino é uma merda. Eu acho que se a merda cagasse seria o bailarino..." e ainda dá para completar: "quando é que você vai dar um jeito na vida?"
E isso se estende a qualquer outra área de artes, teatro, música... O Marcelo Médici fala em seu show: "a pessoa pergunta 'e ai, tá trabalhando ou tá só com o teatro mesmo?" Niguém valoriza o trabalho do artista. Ninguém leva em consideração que a gente estudou (ou pelo menos uma boa parte de nós estudou) e trabalha muito pra viver disso. Bailarino não pode parar de fazer aula nunca, a gente treina, faz workshop, conhece professores diferentes, métodos diferentes, vai para festival, se apresenta em teatro, em praça, em bar... mas ser bailarino só é profissão se você é a Ana Botafogo, ou a Claudia Raia. Ser ator só é profissão se você tem um papel na novela das nove, não, nem novela das seis vale, tem que ser das nove.
Não importa que eu tenha um diploma, ou que eu fale três línguas, que eu já tenha dançado no Teatro Municipal de São Paulo, que eu tenha enfrentado sozinha a platéia do Teatro Nacional de Brasilia, que a dança tenha me levado para fora do país, que tenha vídeos rodando a internet com trabalhos onde eu atuo como bailarina e assistente de coreografia. Não importa! Eu vivo da dança e dançar não é trabalho, dançar é diversão, portanto a minha vida tá fácil e eu deveria tomar juizo e fazer algo de verdade.
Ninguém questiona o advogado, o médico, o professor. Mesmo que ele tenha o pior emprego do mundo e seu salário seja menor do que um bailarino ou ator consegue ganhar em um mês. Ser artista...
Provavelmente vão te aceitar melhor se você disser que é um serial killer!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário