segunda-feira, 27 de julho de 2009

Só a bailarina que não tem...

Sempre me achei no direito de falar que essa música é mera ilusão porque sou bailarina há mais de 15 anos e sei que nem tudo é cor de rosa...

Mas quando você vai em uma balada onde praticamente todos são bailarinos e atores você vê que a música só seria um retrato da realidade se ela fosse um heavy metal ou até mesmo um pancadão!

Imagine um lugar grande mas que mesmo assim não dá pra andar, com um monte de gente bebendo e fumando, se acabando ao som de "Vamo Pulá"... aposto que não é essa a idéia que se tem de uma balada onde vão bailarinos...

Mas eu digo que foi uma das melhores baladas que eu já fui!

Deixa eu esclarecer: bailarina não usa sempre collant, meia e saia rosa, isso é para as crianças e olhe lá! Não é porque a gente dança alguma coisa que a gente sabe dançar tudo, eu já fiz ballet, flamenco e faço jazz isso não significa que eu saiba sambar ou dançar dança do ventre... a gente estuda, trabalha, ouve rock, vai na balada... (tem gente que fuma, bebe - não é o meu caso). Não existe isso de "estar muito velho pra dançar", uma vez na faculdade me perguntaram "você AINDA faz ballet?" (sim, com ênfase no ainda),dá vontade de responder: "faço! Por quê? Tem limite de idade?" Eu comecei a dançar quando eu tinha 3 anos, fica meio difícil abandonar depois de tanto tempo - acreditem eu tentei!

Isso não é um protesto. Eu só estou escrevendo essas coisas porque eu sei que é essa a imagem que as pessoas tem de uma bailarina, a da música. E ver o povo nessa balada me inspirou... (é, pareci fútil agora!)

Não me importo e nem fico brava por as pessoas terem essa visão mas é que as vezes cansa ficar repondendo um monte de perguntas quando descobrem que eu danço, ou melhor, que eu sou professora de dança.

O ballet serviu não só para eu aprender a dançar, serviu para eu aprender a ter disciplina, para eu aprender a conviver em grupo, para eu perder um pouco da vergonha, para eu fazer amigos, para eu viajar, conhecer lugares...

Não precisa querer ser profissional, ou ter 2 anos de idade para começar a dançar, precisa gostar. E dá pra continuar vivendo normalmente, porque bailarino não é nenhum álien, bailarino é como todo mundo (tá bom, talvez não tão normal assim) e a vida dele é igual à de todas as outras pessoas.

Um comentário:

  1. Eu sempre gostei de dança..não de ballet propriamente dito, mas dança em geral. Adoro como arruma a postura, deixa a mulher mais elegante e sensual. Acho q as pessoas se espantam qdo ouve q vc é bailarina, pq a imagem q se tem é de uma pessoa anoréxica, sem corpo, que só escuta música clássica e tá sempre andando na ponta. Na vdd, as pessoas acham q qdo vc é bailarina, isso só envolve ballet clássico e não as outras modalidades.

    ResponderExcluir